A cidade de Évora é o principal pólo urbano da região, em termos populacionais e funcionais. A dinâmica social e económica da cidade tem conseguido contrariar a tendência da região no seu conjunto, mantendo um crescimento idêntico ao de outras cidades médias portuguesas.
A urbanização crescente da população apresenta-se com o incremento da transferência da população dos aglomerados de pequena dimensão para os centros urbanos. Assim, como Portugal apresenta uma taxa de urbanização muito inferior ao resto do espaço europeu tudo indica que a dinâmica de crescimento dos centros urbanos continue a apresentar valores substancialmente mais elevados que as regiões envolventes.
Évora apresenta ainda um saldo migratório positivo, aliás prevê-se que em 2016 o suporte do crescimento da população será este movimento migratório. Neste momento, Évora possui cerca de 41 159 habitantes.
"Pela sua localização, Évora constitui-se assim como espaço charneira entre o litoral alentejano e a Estremadura espanhola. De facto, a plataforma portuária de Sines assegura o transporte marítimo de cargas entre o sul e o norte da Europa, bem como o acesso rodoviário (pelas vias IC33, IP2 e A6) a toda a Europa, através da cidade-porta de Elvas. Admite-se que esta dinâmica seja reforçada no futuro através do corredor ferroviário do TGV que terá uma paragem em Évora. Refere-se ainda a importância para a região e para o concelho de Évora da articulação possível com o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva e com o Aeroporto de Beja."
Grupo:
Ana Sofia
Andreia Cardoso 11ºF
Cátia Martins
Rita Silva
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário