Mafra

Concelho
Mafra
Área
47,67km².
População
11 276 (hab. 2001)
Densidade
236,5 hab / km²
Orago
Santo André
→ Mafra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e subregião da Grande Lisboa, com cerca de 11 300 habitantes.
É sede de um município com 291,42 km² de área e 66 453 habitantes (2006) [1], subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Torres Vedras, a nordeste por Sobral de Monte Agraço, a leste por Arruda dos Vinhos, a sueste por Loures, a sul por Sintra e a oeste tem litoral no oceano Atlântico. Mafra é famosa pelo seu palácio-convento, mandado construir por D. João V no século XVIII e que constitui a mais grandiosa obra do barroco português.


Palácio Nacional de Mafra
O Palácio Nacional de Mafra é um palácio e mosteiro monumental de estilo barroco localizado em Mafra (Portugal) a cerca de 25 quilómetros de Lisboa. Foi iniciado em 1717 no reinado de D. João V, em consequência de uma promessa que o jovem rei fizera se a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe desse descendência. Classificado como Monumento Nacional em 1910, foi considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal a 7 de Julho de 2007.

Igreja de Santo André (Mafra)
A Igreja de Santo André localiza-se na Vila Velha (freguesia de Mafra), a 1000 m do Convento de Mafra, pela antiga Rua Serpa Pinto. De estilo romano-gótico é o templo mais antigo da freguesia de Mafra.
Foi construída entre o séc. XIII e o séc. XIV e posteriormente reformulada durante os sécs. XVII-XVIII. No século passado foi restaurada devido à sua avançada degradação e, em 1935, foi classificada como Monumento Nacional.


Transportes
Rede Rodoviária
O Concelho de Mafra é constituído por uma rede viária que serve toda a região, tendo como eixos principais as estradas nacionais - EN 8, EN 9, EN 116 e EN 247 - e asa estradas secundárias (municipais), permitindo a ligação os municípios de Torres Vedras, Sintra, Loures, Sobral de Monte Agraço e Lisboa.
Para além destas estradas, o Município é servido, ainda, pela Auto-Estrada A8 (auto-estrada) (Lisboa - Leiria, com as seguintes saídas no Concelho de Mafra: Venda do Pinheiro, Malveira e Enxara dos Cavaleiros), e pela A21 (auto-estrada) (Ericeira – Mafra – Malveira, com as seguintes saídas: Ericeira, Mafra Oeste, Mafra Este, Malveira e Venda do Pinheiro), contribuindo para a melhoria das deslocações de passageiros e mercadorias e, consequentemente, para o desenvolvimento do próprio Concelho.
Rede Ferroviária
O Concelho é servido pela Linha do Oeste, com estações em Mafra (estação Mafra-Gare) e Malveira, e apeadeiros em Alcainça–Moinhos e Jeromelo, desempenhando funções, essencialmente, interurbanas e regionais, quer em termos de transportes de mercadorias (sobretudo na estação da Malveira), quer em termos de passageiros


Actividades económicas
Agricultura, cerâmica, serviços, serralharia civil, artes gráficas, comércio e panificação

Artesanato
Cerâmica e olaria

Gastronomia
Fradinhos, sinos, pinguins, doces regionais, bolo-rei, bolos saloios, carne de porco Mercês e pão de Mafra

Festas e Romarias
→ Nossa Senhora da Paz (1.ª semana de Julho)
→ S. João de Deus (última semana de Julho e 1.ª semana de Agosto),
→ Nossa Senhora da Saúde, S. Sebastião (última semana de Agosto)
→ Senhora do Arquitecto (última semana de Maio)

Curiosidades:
Jardim do Cerco - Palácio de Mafra
Situado entre o majestoso Palácio de Mafra e a Tapada de Mafra, com um traçado tipicamente Barroco, o Jardim do Cerco foi criado por D. João V em 1718. Este fabuloso jardim é constituído por duas partes distintas: o Jardim Botânico, de preocupação estética, contendo o lago, e o Bosque, de carácter mais paisagístico. De livre acesso a quem queira visitar este espaço mágico, no Jardim do Cerco entra-se num idílico universo barroco, de reis e príncipes, com maravilhosos jogos de água, por entre plátanos, cedros e azevinhos: o jardim perfeito para a obra majestosa do Palácio de Mafra. Até à extinção das ordens religiosas, em 1834, o Jardim do Cerco foi utilizado pelas congregações que residiram no Convento de Mafra, passando então a pertencer à Casa Real, que detém igualmente posse do Palácio e da Tapada, até à instauração da Republica. Hoje em dia pertence á Câmara Municipal de Mafra, que o mantém como espaço comum de todos os que o desejem usufruir.No espaço do Jardim do Cerco existe igualmente um Parque infantil e um Parque de Merendas.





Laura carvalho 11ºF

0 comentários:

Enviar um comentário